Você sabia que pode ser indenizado se seu voo atrasar ou sua bagagem for extraviada? Muitas pessoas não conhecem seus direitos diante dessas situações, que infelizmente são mais comuns do que se imagina. Neste artigo, vamos explicar o que fazer nesses casos e como um advogado pode ajudar a garantir a sua compensação.
O que diz a lei?
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e o Código de Defesa do Consumidor garantem diversos direitos aos passageiros. Se o seu voo atrasar por mais de 1 hora, a companhia deve fornecer assistência material. Acima de 4 horas, você pode ter direito à reacomodação ou até ao reembolso.
No caso da bagagem extraviada, a empresa aérea tem até 7 dias (voos nacionais) ou 21 dias (internacionais) para devolvê-la. Após esse prazo, é obrigação da companhia pagar uma indenização.
Como agir?
- Guarde todos os comprovantes de compra e registros da viagem;
- Solicite por escrito atendimento no balcão da companhia aérea;
- Faça um boletim de ocorrência;
- Procure orientação jurídica.
Como o advogado pode ajudar?
Um advogado especializado em Direito do Consumidor e Direito Civil pode entrar com uma ação judicial para garantir a indenização por danos morais e materiais. Em muitos casos, as decisões favorecem o consumidor, resultando em valores expressivos.
Conclusão
Não aceite o prejuízo em silêncio. Se você sofreu com atraso de voo ou perda de bagagem, entre em contato com um advogado de confiança e lute pelos seus direitos.